domingo, 27 de novembro de 2011

3:1 ou 4:0 ? @ Nuno Veiga



Devemos decidir sempre, depois de uma reflexão sobre as características da nossa equipa e dos nossos jogadores. O sistema de jogo em 3:1 permite um melhor equilíbrio defensivo e existe sempre um grande número de soluções ofensivas, se tivermos um jogador com as características de pivô, que seja uma referência, este pode ser um bom sistema para equipas que defendam mais recuadas. O Sistema em 4:0 tem uma maior versatilidade táctica. É a melhor solução para equipas que sejam pressionadas. Neste sistema importa ter jogadores com capacidade técnica acima da média, que sejam rápidos e que consigam jogar com e sem bola. Facilmente conseguimos ganhar as costas aos adversários.
Na minha opinião o 4:0 é sem duvida o sistema que mais me agrada, temos mais soluções, o futsal praticado torna-se mais rápido, elaborado e organizado. Qual a tua opinião?

Cumprimentos
Nuno Veiga

9 comentários:

amigo Veiga... Pelo que percebi és adepto do 4:0. e segundo este vídeo, parece-me então que de facto é mesmo o melhor sistema! mas pergunto:
1- Quanto ficou este jogo?
2- Quantas vezes portugal venceu a Itália?
3- Será que as melhores selecções do mundo não jogam com Pivôs??? (Brasil- Betão, lukain, Simi, Vander; Espanha- Fernandão; Russia- Cirilo; itália- Foglia e Bácaro; Portugal- Cardinal e leitão)...

O melhor, na minha opinião, é termos grupos capazes de alternar os 2 sistemas com qualidade.

Exemplo práctico: "a minha equipa x, quando pressionada tem dificuldades para sair de pressão."

resposta:
se jogo em 4:0, tenho mais mobilidade e consigo aproveitar mais os espaço nas costas
se jogo em 3:1, posso jogar de forma mais directa, fazendo a bola chegar rápidamente ao meu jogador mais adiantado.

qual é a melhor opção????? não sei...

Mister Dias, então como diz e bem sou adepto do 4:0 sim, mas para o poder fazer tenho de ter jogadores com características especificas, se olharmos para o plantel das nossas equipas e tivermos um "Betão" (e eu gosto tanto deste senhor pivô) claro que devemos e podemos trabalhar em 3:1, até porque quanto mais soluções tivermos para determinado tipo de defesas, ou para determinadas fazes do jogo melhor para nós. Tens toda a razão quando dizes que o melhor é termos um grupo de jogadores capazes de alternar nos dois sistemas, isso só nos traz vantagens e estamos sempre preparados para todo o tipo de defesas, ou para aquilo que pretendemos do jogo...
Quanto ao resultado do jogo não sei, muito menos quantas vezes conseguimos ganhar á Itália, certamente poucas ou nenhumas, mas não é por causa disso que deixo de ser adepto do sistema em 4:0. Como sabes sou obviamente adepto de jogadores rápidos, inteligentes e com capacidade técnica individual acima da média, e este tipo de jogadores encaixa perfeitamente neste sistema. Se é a melhor opção? Também não sei...será sim em determinado momento do jogo em que estaremos a ser pressionados!
A melhor opção é mesmo conseguirmos adaptar os vários sistemas de jogo nas varias fases do jogo.
Abraço ;)

Amigalhaço veiga: Portugal nunca venceu a Itália, quer em jogos oficiais quer em amigáveis... Mas isso tambem não quer dizer nada (ou quer... não sei???)

Neste pequeno resumo, e conhecendo várias situações do modelo de jogo Italiano, surge nos uma outra questão relativamente à organização defensiva: Zona ou individual...

A itália como deves ter percebido... defende
individual (hxh) puro... e Portugal, uma Zona pressionante.

Ou seja, para aqueles que dizem que defender HxH é retrogrado, aqui está mais uma situação para discutirmos... qual a melhor??? para mim, as duas... assim como no 3:1 e no 4:0...
abraço

Boas. Primeiro que nada, um agradecimento a todos os colaboradores deste blog. Parabéns pela excelente iniciativa.

Na minha opinião, o sistema (ou sistemas) a adoptar está dependente de muitos factores a ter em conta. Veiga, acho que tens razão quando dizes que uma equipa a jogar em 4:0 torna o jogo mais rápido e “vistoso”, mas acho que podes ter uma equipa a jogar em 3:1 ou 2:2 e ser organizada à mesma. Pessoalmente, e vendo a realidade da minha competição (2ª divisão distrital :) ), o 4:0 torna-se muito complicado de adoptar. É um sistema que requer bastante treino, jogadores inteligentes e bons tecnicamente e torna-se difícil jogar contra equipas que defendam muito baixo e privilegiem o contra-ataque, pois as coberturas defensivas são poucas.

Actualmente, a equipa que treino tanto usa (ou pelo menos tento que use :) )o 2:2 ou 3:1, dependendo de vários factores, do jogo ou do adversário, mas os princípios, o padrão, e as movimentações são idênticas nos 2 sistemas. Normalmente organizamos em 3:1, embora não tenha nenhum “Betão” e o pivot seja móvel. Mas também utilizamos o 2:2 porque o nosso campo é mesmo muito pequeno, e torna-se difícil organizar o jogo com pouco espaço, mas também porque os nossos escalões de formação sempre jogaram em 2:2.

Acho que não há sistemas melhores ou piores, cada um tem as suas vantagens e desvantagens. Se o adversário defende muito baixo, é complicado jogar em 4:0, e o 3:1 ou até mesmo o 2:2 são boas opções. Mas se pressiona alto, o 4:0 é uma boa opção, com o 3:1 acabamos por ter sempre uma referência lá à frente e às vezes basta a bola passar a 1ª linha defensiva para termos vantagem.

Desculpem lá se disse alguma asneira, mas ainda sou muito “verde” como treinador.

Abraço e parabéns pela iniciativa, vou de certeza passar neste blog muitas mais vezes.

Luís

Gostei das tuas ideias...
Mas gostava ainda de dizer uma coisa... O sistema táctico, é tão somente o desenho posicional dos jogadores no campo, que se altera logo que iniciamos o 1º movimento!!! ou seja, excepçao feita às equipas que jogam com Pivô fixo, e realizam apenas movimentos de 3 jogadores, o 3.1 e o 4:0 tornam-se iguais... e repito, excepção feita às equipas que utilizam o pivô fixo de referencia!!!

No entanto, considero que se tivermos uma referencia no espaço ofensivo (preferencialmente móvel) permite-nos alternar os 2 sistema com facilidade...

Exactamente!

"O sistema táctico, é tão somente o desenho posicional dos jogadores no campo, que se altera logo que iniciamos o 1º movimento!!!"

Nuno lembras-te de eu te enviar um padrão de jogo para analisares? Eu identificava-o como um 4:0, enquanto tu me disseste que era 3:1.
A definição de sistema táctico acontece com o posicionamento inicial, tudo o que acontece depois são as dinâmicas de jogo que nós pretendemos. São essas dinâmicas que por vezes nos fazem, por exemplo, confundir um 3:1 com um 4:0.
Abraço Mister's

Claro que lembro rogério!!!
e essa é aminha opinião, não quer dizer que seja a correcta ou a errada...

A opinião pessoal que tenho, e com alguma (não muita) experiencia que possuo, leva me a considerar que o 3:1 é o meu sistema de eleição. Essa experiencia diz me que se não tiver uma referencia, ou melhor, se não tiver um jogador com carecterísticas de pivô, em vários momentos do jogo, terei grandes dificuldades para "atacar" diversas adversidades...

Gosto da dinâmica que o 4:0 no proporciona (sem dúvida) mas, ao mais alto nível, é muito importante a exibição, mas o que ficará sempre na história é o resultado...

Quem ganhou? versus Quem jogou bem?
Quem marcou? versus Quem atacou mais?
Quem foi campeão? versus Quem joga melhor?

Neste momento se tiver que optar prefiro: ganhar, marcar e ser campeão

Boa tarde,

Não vou interferir na discussão anterior, até porque futsal não é o meu desporto. Dou Parabéns pela inicitiva de criação de um blog destes. Solicitava assim se me dessem dicas de como treinar essa circulação de bola, seja em 3:1, seja 2:2 ou até mmo o 4:0.
O meu desporto é o hóquei em patins, recorro sem dúvida muitas das vezes a exercicios vossos para fazer planeamente de treino e jogo.
Nuno Dias gostava que me desses umas dicas, para além de outros que estejam disponives para tal.
Tenho gostado imenso de ver o Sporting jogar e adorei ver o treino nas Taipas.

Abraço e saudaçoes desportivas.

Boa noite a todos, tal como já foi dito aqui por alguns treinadores, o sistema táctico é um desenho inicial, tudo se altera depois do 1º movimento. Para mim, mais importante que jogar 3x1, 4x0 ou 2x2, será dotar os jogadores de capacidade de decisão perante as situações. Imaginem que treinam um padrão, mesmo sabendo o que a outra equipa costuma fazer, chegam ao jogo e eles não reagem como vocês pensavam ou querem, o que fazer?? Como vão os atletas reagir perante isso?? Acho mais vantajoso treinam tomadas de decisão dentro da nossa organização do que pensar em sistemas, se são melhores ou piores.
Minha opinião.
Abraçinhos a todos e boa sorte amigos.

Gabi

Enviar um comentário