sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Aquecimento de um jogo @ Pedro Pipa

Este meu artigo, tal como o título indica, fala do Aquecimento que é feito antes dos jogos.
Tal como qualquer método de treino, varia de Treinador em Treinador e o Aquecimento não é excepção.

Na época transacta, trabalhei com Nuno Dias no IDJV e o Aquecimento antes dos jogos era uma das minhas responsabilidades. O que quero partilhar aqui, além do Plano de Aquecimento que fazíamos, são alguns pontos a que o nosso Aquecimento obedecia:

- Duração: 30' a 35'
- A intensidade dos exercícios era gradual mas nunca chegando ao expoente máximo dessa intensidade pois isso poderia limitar a capacidade de resposta dos atletas principalmente no início do jogo
- Os exercícios realizados estavam inseridos de acordo com o nosso Modelo de Jogo.
- Alguns exercícios eram ligeiramente alterados consoante o nosso adversário e o Modelo de Jogo que este apresentava. Assim, além dos treinos semanais, o Aquecimento servia como uma espécie de revisão de conhecimentos para os nossos jogadores sobre o adversário.

Plano de Aquecimento IDJV 2010/2011:

De salientar ainda que este Plano de Aquecimento foi elaborado no início da pré-época tendo sido testado ao longo dos jogos de treino e assim aperfeiçoado. Exceptuando alguns pontos já referidos anteriormente este plano manteve-se em todos os jogos até ao final da época criando assim as rotinas necessárias que os jogadores necessitam antes de entrarem em campo para o Jogo.

Cumprimentos
Pedro Pipa

4 comentários:

amigo Pipa...
este era de facto o nosso aquecimento, em que as finalizações variam com a organização defensiva do adversário...

tenho a opinião de que o aquecimento deve preparar os jogadores para o jogo, relembrando aquilo que poderemos colocar em práctica no jogo. ou seja deverá conter uma variedade de exercicios que iremos encontar no jogo... tais como sup e inf numéricas mais frequentes 2x1 e 3x2 e tambem 4x4 (ou 5x5) posse de bola.

mas pergunto?

e qual é o modelo de aquecimento do União de Leiria para a presente temporada?

Amigo Dias
A equipa da UDLeiria 2011/2012 rege-se também por este Plano de Aquecimento uma vez que continua sobre a minha responsabilidade esta tarefa. Em relação ao plano apresentado tem algumas nuances, como a movimentação para a finalização lateral, um 5x5 para posse de bola e um exercício de 2x0 com um defesa na perseguição (exercício também realizado na época 2010/2011 pelo IDJV)

Este plano, no meu entender, é extremamente completo daí só mexo nele para o ajustar ás condicionantes apresentadas no momento (adversário, tempo disponível para aquecimento, temperatura ambiente...)

Boas..

podes dizer-me que programa foi utilizado para fazeres os esquemas dos exercícios?

Obrigado.

Enviar um comentário